sexta-feira, 5 de maio de 2017

Espanha

Espanha é um país situado na Europa meridional, na península Ibérica. O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo e as Ilhas Canárias, no oceano Atlântico. É o segundo maior país da União Europeia, só perde para a França. A Espanha é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar e sob uma monarquia constitucional.

Visto Espanha ser minha "vizinha", foi o primeiro país que visitei, em especial porque quando era mais nova passei sempre férias em Benidorm.
Independentemente de tudo, foi um país que visitei inúmeras vezes, viagem de finalistas ou porque simplesmente me apeteceu ir até lá...




MADRID

Madrid é a capital e a maior cidade de Espanha. Sendo a capital, alberga a sede do governo e é também a residência do monarca espanhol.

Confesso que não é das cidades que conheço melhor...

Para além de Madrid, ser extremamente industrializada e de se ter modernizado com o passar dos anos, conseguiu preservar a aparência de imensos bairros históricos e ruas.
Um dos locais a visitar é sem dúvida o Palácio Real de Madrid, que é um dos mais grandiosos da Europa.
Modelado a partir do tão conhecido Palácio de Versailles, conseguiu ser ainda maior que o original, com cerca de 4000 quartos. Foi construído exactamente no mesmo local onde se encontrava o antigo palácio, Real Alcázar de Madrid, que foi destruído por um incêndio que teve a duração de 3 dias. Apesar de ser a residência oficial do monarca, ele apenas o utiliza para realizar almoços importantes e algum tipo de comemoração. A família real optou por viver num palácio mais modesto, o Palácio de Zarzuela.




O Teatro Real é a maior casa de ópera de Madrid. Construído em 1850, mesmo em frente ao Palácio Real de Madrid. Esteve em riscos de colapso em meados de 1920. Felizmente, a extensa renovação salvou o edifício da demolição.




O Parque de Buen Retiro, é o parque da cidade de Madrid, foi criado entre 1630 e 1640 e tem uma área de 118 hectares. Dispõe de um enorme lago, monumentos e museus.
O mais notável é o Museo del Ejército.






O edíficio da Biblioteca Nacional, foi fundada pelo rei Dom Filipe V em 1712, como biblioteca pública do palácio. Em 1836 a biblioteca deixou de ser propriedade da coroa e passou a depender do governo e recebeu pela primeira vez o nome de biblioteca nacional. Contém alguns dos arquivos históricos de Espanha.







O Passeo del Prado é composto por três museus de arte:

Museu do Prado que tem um conjunto importante de obras, incluindo a maior colecção de pintura espanhola, com obras importantes de Goya e Velázquez;





Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis, foi inaugurado oficialmente em 1992 e o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha. Podemos ver obras de Picasso, de Juan Miró e Salvador Dalí.






 Museu Thyssen-Bornemisza, foi organizado aquando da aquisição, pelo governo de Espanha, no ano de 1993, da maior parte (a mais abundante e valiosa) da colecção de arte da família Thyssen-Bornemisza.
O museu está sediado no Palácio de Villahermosa.






Outros marcos importantes na cidade são:


A Plaza Mayor  tem a forma quadrangular e está rodeada por elegantes arcadas e edifícios de tijolo vermelho. É uma das praças mais bonitas da Europa.





A Puerta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência, na Rua de Alcalá. É constituído por duas portas rectangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III, com o objectivo de servir como porta de entrada para a cidade. O projectista da obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nele existentes são da autoria de Roberto Michel e Francisco Gutiérrez.





A Catedral de Almudena, é a sede episcopal da diocese de Madrid. Tem 102 metros de comprimento e 73 metros de altura. A sua arquitectura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.
Foi consagrada pelo papa João Paulo II na sua quarta visita a Espanha, em 1993. É a primeira catedral espanhola a ser consagrada por um papa e a primeira consagrada pelo papa João Paulo II fora de Roma. Situa-se no centro da cidade.





A Gran Via  é uma das principais ruas da cidade. Começa na Calle de Alcalá e termina na Plaza de Espanã. É uma importante área comercial, turística e de lazer, com os seus muitos cinemas, apesar de alguns terem fechado para dar lugar a teatros para musicais, com o objectivo deste troço, ser conhecido como a Broadway madrilenha.





Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos da cidade espanhola. É neste local que se encontra desde 1950, o quilómetro zero das estradas espanholas.
O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Correos e nele se destaca o relógio da torre.
É um local de encontro, um lugar de passagem entre várias zonas de Madrid. É visita obrigatória para todos os que se deslocam até à capital espanhola.




A Praça de Cibeles encontra-se na cidade, na inserção das Calle de Alcalá com o Paseo del Prado. Este lugar, um dos mais simbólicos da capital, divide os limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca.
No centro do recinto, situa-se a famosa Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Em cada uma das quatro esquinas da praça, podemos encontrar edifícios emblemáticos, construídos entre o final do séc. XVIII e o início do séc.XX.




O Palacio de Buenavista, data de 1777, e é o mais antigo de todos eles.
O nome do palácio advém de uma dedicatória a uma deusa grega Cibeles, esposa do titã Cronos e mãe de Atis. O nome inicial era Praça de Madrid.




O Arco de la Victoria, também conhecido como a Puerta de la Moncloa, é o arco do triunfo na cidade. Foi erguido entre 1953 e 1956 a mando de Francisco Franco. O objectivo da sua construção era a comemoração da vitória na Guerra Civil Espanhola.





Os contrastes em Madrid são bem definidos, penso que em geral é relativamente fácil diferenciar as zonas arquitectónicas. Por exemplo, toda a zona da Plaza Mayor tem um estilo próprio. A Plaza de Santa Ana é uma praça localizada no bairro literário da cidade, está rodeada por um teatro e inúmeros cafés, bares e restaurantes. Na praça existem monumentos que honram dramaturgos famosos no país. A Estação de Atocha, também se distingue do restante, é a maior estação ferroviária de Madrid, foi construída em 1892. Foi expandida em 1992, quadruplicou o tamanho inicial e transformou o antigo prédio num incrível jardim tropical.

































Já numa outra zona da cidade, nos deparamos com um cenário mais sofisticado e moderno e com bairros mais verdes...



BARCELONA


Barcelona é a capital e a cidade mais populosa da Catalunha. Sendo também a segunda maior cidade de Espanha e a maior metrópole da Europa, na costa do Mediterrâneo.
Fundada como uma cidade romana, Barcelona tornou-se a capital dos condes de Barcelona e após a fusão com o reino de Aragão, tornou-se uma das cidades mais importantes para a coroa de Aragão.
Barcelona é hoje um importante centro cultural e um importante destino turístico com um rico valor cultural. É uma das cidades mais visitada do mundo. Particularmente conhecidas são obras arquitectónicas de Gaudí e Montaner, que foram designadas Património Mundial da UNESCO.

Como capital da Catalunha, a cidade abriga o governo catalão, destacam-se o poder executivo, o Parlamento e o Supremo Tribunal da Catalunha.


Podemos encontrar na cidade, a Sagrada Família é o monumento mais famoso da cidade. A igreja modernista está longe de estar concluída, a construção da mesma ainda irá demorar umas décadas.





Podem começar a vossa visita pela Plaza da Catalunya no início do Bairro Gótico, é a praça mais movimentada, fica no meio da antiga cidade e o distrito modernista. É também onde começa a Rambla,  a famosa avenida da cidade, sempre repleta de turistas e moradores.








O Port Vell, anteriormente era um porto, foi transformado numa extremamente moderna marina e centro de entretenimento. Dentro de recinto, podemos encontrar o maior aquário da Europa.







O Moll d'Espanya, é uma continuação de la Rambla, é uma zona comercial no Port Vell. Quando descerem La Rambla e antes de chegarem a Port Vell, não deixem de reparar na bonita praça cheia de luz onde podem ver o Monumento do Colombo,  que é uma coluna de 60 metros de altura construída em 1888, com a finalidade a homenagem ao famoso explorador que chegou a Barcelona depois de descobrir a América.









Mais a este podemos encontrar a La Barceloneta um bairro da cidade-velha construído no decorrer do séc. XVIII, para os moradores do bairro Ribera que tinham sido deslocados devido à construção da Ciudadela de Barcelona.



A Praia de Barceloneta ganhou renome após receber o status de melhor praia urbana do mundo e terceira melhor praia do mundo, de acordo com o documentário da Discovery Channel.





No fundo, Barceloneta é famosa não só pela sua praia fantástica, mas também pelos restaurantes, bares, discotecas que podemos encontrar ao longo da marginal.



Um pouco mais no interior da cidade fica a  La Vila Olímpica del Poblenou. Foi construída no final do ano 1980 e início de 1990, com a finalidade de receber os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Para esta construção ser possível, foi necessário destruir alguns marcos da história, porém o que gerou mais polémica foi sem dúvida a destruição da Fábrica Foret.







Ali podem visitar também o Parc de la Ciutadella foi criado no final do séc. XIX, e substituiu uma grande fortaleza. É onde se encontra o jardim zoológico, museus e o parlamento catalão. Seguindo a direcção Norte, encontraram o Arco do Triunfo, um arco espantoso e triunfal com tijolos coloridos em estilo mudéjar, foi construído originalmente com o objectivo de servir como portão de entrada para a Exposição Universal de 1888.






Se seguirem ainda mais para norte irão entrar na Eixample, um distrito desenvolvido durante a segunda metade do séc. XIX, onde nos deparamos com uma arquitectura mais moderna.
Neste distrito é onde se encontram as casas de Gaudi, a casa Batló e a Milá.  A colorida casa Batló, um edifício do séc. XIX remodelado, é uma das muitas obras de Gaudí em Barcelona. O seu interior modernista único é tão bestial como o exterior surreal. A casa Milá é outro dos muitos edifícios de Antoni Gaudí, em Barcelona. Foi o seu último trabalho antes de dedicar a sua vida à construção da Sagrada Família.






Próximo têm a Plaza d' Espanya, uma grande praça, onde se pode caminhar até à colina para o Palau Nacional ao longo da cascata de quedas d'água da Fonte Mágica. O Palau Nacional é um enorme edifício no MOnte MOntjuic construído para a Exposição Internacional de 1929, como parte de uma grande série de cascatas e fontes. Durante as noites de verão existem animações coma a água, com luz e música tudo à mistura.







Ainda mais para norte, fica o incrível Parque Guell, um parque nada convencional é uma das atrações mais famosas de Barcelona e uma obra também bastante conhecida de Gaudí, já para não falar que como a Sagrada Família é um MUST, numa visita a Barcelona.




Em relação a Espanha para já é tudo :) espero que haja mais em breve...
























Sem comentários:

Enviar um comentário